Apresentação da Área
O local destacado interliga o novo centro cívico da cidade de Florianópolis, porém de forma insuficiente, não atendendendo ao seu "novo" uso. Possui área de 18.000 m², relevo pouco acidentado e cercada, em sua maioria, de edifícios institucionais.
Análise
Após visita ao local de intervenção observamos que a praça em sua atual configuração possui algumas deficiências tidas fundamentais para a longa vida do espaço, tais como: Em toda sua extensão não oferece pontos de sombra em nenhum horario do dia, já que não possui um equipamento ou maciço arbóreo capaz de se encarregar disso; deixando assim o usuário sem proteção alguma contra o sol. Aproveitando-se da mesma deficiência previamente descrita, não possui nenhum ponto onde seja possível se proteger da chuva e dos ventos; Não há pontos de interesse, eventos, comércio ou qualquer coisa que atraia as pessoas e - mais do que isso, não há nenhuma atividade que a torne movimentada, requisitada e que garanta a troca de usuários fazendo com que sempre haja movimento; que haja vida. A iluminação existente é insuficiente e que não há policiamento. Creditamos isto à falta de legibilidade que o local proporciona. Possui muitas barreiras físicas, desníveis, árvores com copa muito densa e baixa dificultando a "leitura" da área que somada a morosidade autal do espaço, contribue diretamente para a marginalidade e para o acúmulo de pessoas ociosas no local. A proposta a seguir virá com o intuito de sanar as deficiências acima enumeradas, fazer com que esta passe a atender às necessidades desse novo entorno imediato e que passe a ser também um espaço agradável e de referência na cidade, visando atrair a atenção e desejo das pessoas.
Proposta
A proposta a seguir virá com o intuito de sanar as deficiências acima enumeradas, fazer com que esta passe a atender às necessidades desse novo entorno imediato e que passe a ser também um espaço agradável e de referência na cidade.
Marquise/ Mirante
Abriga todos os equipamentos e se estende ao longo de quase toda a praça, garantindo abrigo e "indicando" o novo trajeto ao usuário. Servirá como ligação entre as ruas Antônio Luz e Dr. Jorge da Luz Fontes.( ver abaixo)
O mirante, além de possibilitar que as pessoas observem todo o conjunto e o bonito teto jardim que se estende por toda a marquise presta suporte a arquibancada, caso esta esteja ocupada em sua totalidade.( ver imagens abaixo)
Corredor Comercial
Interliga as duas grandes marquises, com a presença dos módulos comerciais, , arriscando a dizer que é o que une o projeto no eixo norte/sul, além disso é de grande importância para o funcionamento deste, já que vem para ser um dos atrativos tidos como necessários para o sucesso dessa nova "Praça dos Três Poderes". Isso se dará através do contínuo movimento e da diversidade cultural que proverá. Não esquecendo de que isso também tornará o lugar mais habitado e movimentado durante grande parte do dia e da noite e somando isso ao policiamento, reduzirá consideravelmente a marginalidade e abandono apontada hoje como um dos grandes problemas do local.
Arquibancada e Palco/ Deck (Inverno)
Além de ser um local destinado a sediar pequenos eventos como peças teatrais, shows , quisemos que fosse um lugar onde as pessoas pudessem sair dos seus trabalhos e se sentassem para almoçar, conversar, já que acomoda um grande grupo de pessoas com facilidade. Para que isso acontecesse tomamos o cuidado de que estivessem protegidas do sol e, em consequência do nível em que se encontra, dos ventos. Possui o fundamental papel de integrar a área de estacionamento subterrâneo com a praça. Ao se encaminhar deste, seja do primeiro ou do segundo subsolo, o usuário terá uma visão parcial do conjunto possibilitando assim uma compreensão melhor do espaço, gerando mais conforto. O deck foi implantado para ser uma área que acolha as pessoas durante os meses de baixas temperaturas, já que ao invés de se protegerem do sol o buscam a fim de se aquecerem. Delimita e acompanha a marquise que abriga o eixo comercial, impedindo o cruzamento direto “forçando” o pedestre a passar em frente aos módulos comerciais dispostos em baixo da grande marquise.